Reflexão do dia: Arrepender-se

Fonte: Docedeni - Blogspot.com

Fonte: Docedeni – Blogspot.com

Arrepender-se.

Ao menos uma vez você já se arrependeu de algo. Algo que acredita que tenha feito errado, algo que acredita que tenha feito certo e os outros acharam errado. A real é que o arrependimento é um sentimento que vem de fora para dentro, que nos transforma literalmente. E, pensando nisso agora, percebo que me arrependo, sim, do que fiz, mas que esse “erro” me fez crescer.

É estranho, porque só aprendemos errando mesmo. É estranho.
O arrependimento está ligado também com a imagem que você tem de você mesmo e pode significar que se exige demais. Que não se aceita e que não aceita, principalmente, errar. Acontece que errar é necessário para a mudança (como já falei aqui). No mínimo, curioso.

O arrependimento tem o poder de te fazer sentir culpado, mesmo que você realmente não seja. Eu sei, é horrível tal sensação, mas acontece. Por isso, depois de uma discussão caliente com seu namorado, você se sente o pior dos seres e vai correndo pedir desculpas. Não que você esteja errada em correr atrás, mas deixar rolar, às vezes, não faz mal.

Pois é, acho que todos fazem isso quando se sentem arrependidos. Seria normal ou apenas uma influência, um dogma da sociedade? Vamos pensar?

Eu gosto de acreditar que podemos tudo, que devemos rever nossos atos sempre… Mas que, acima de tudo, arrepender-se não significa submissão. Pode ser, até, que você seja menos orgulhoso ou menos vaidoso do que quem começou a briga e se “render”. Mas se você entender o porque do sentimento de culpa – o arrependimento – e transformá-lo em algo bom, certamente verá com outros olhos o ato de se arrepender.

Por isso, eu não posso condenar quem se arrepende. Eu, mesma, faço muito isso e muitas vezes não: sou radical e orgulhosa até o fim. E isso é de se pensar. Valerá a pena ser assim?

Well, fica a reflexão para quinta-feira! 🙂

Escreva aqui seu comentário, sugestão ou crítica que pode me ajudar a melhorar o conteúdo do post.

