A arte de culpar os outros

“A culpa não é minha!” “Não fui eu quem fiz isso, foi ele!”

Eu estava lendo um post  no site Casal Sem Vergonha, e, então, no meio do post – sobre relacionamentos –  tinha uma ideia para lá de interessante. A ideia era mais ou menos a seguinte: “sempre existe alguém para colocarmos a culpa; dificilmente erramos, somos os certos”.
Eu li aquele texto e apesar de não ser o sentido do mesmo focar só no tema ‘culpa’, eu acabei apreendendo aquilo e comecei a refletir. Eis que, nessa semana, aconteceu um episódio bem similar a um dos assuntos do post aqui em minha casa: minha irmã negando algo que ela tinha feito, dizendo que não foi ela quem fez aquilo e sim outra pessoa. Esse acontecimento me deu uma certa inspiração para vir até aqui e escrever o meu mini-desabafo.

Culpa

Nós estamos acostumados a apontar o dedo para o outro e dizer que ‘não fui eu’, porém mais fácil do que ocultar um ato é, sempre, falar a verdade, admitir a culpa, o erro. Ser sincero e verdadeiro. Na Vida não precisamos omitir ou culpar os outros para termos nosso sucesso, a fórmula é outra. E, seja em um relacionamento ou em algo profissional, culpar alguém por algo que você fez jamais será admirável, mesmo que nunca descubram sua mentira.
Mas, caso ainda encontre-se nesse impasse,  pode-se perguntar: A culpa, afinal, é de quem? Eu prefiro não pensar em culpados. Eu enxergo que na maioria das vezes fugimos com medo do que a verdade vai mostrar de nós aos outros, mas culpa é uma palavra muito forte. Creio que, em qualquer momento de nossa Vida, situação, é importante ter a consciência de que qualquer atitude nossa hoje – errada ou não – gerará uma consequência futuramente (ou, para alguns, um erro ou um acerto).

É bom pensarmos sobre isso. A nossa consciência agradeceria.
Um bom fim de semana!

Escreva aqui seu comentário, sugestão ou crítica que pode me ajudar a melhorar o conteúdo do post.

